Perguntas e respostas
Serviços CA Online
Operações disponíveis
Segurança no serviço
SAF - Sistema de Autenticação Forte
Serviço de apoio ao cliente
O que é?

O serviço CA Online é o serviço de Internet Banking prestado pelo Crédito Agrícola e que faz parte dos serviços oferecidos pelo Sistema MultiCanal.
Este sistema permite que o Cliente, através de uma única adesão, possa aceder aos Canais Directos do CA, nomeadamente:

  • CA Online, a partir de qualquer computador com acesso à Internet, pode efectuar consultas à carteira de produtos que detém no CA e realizar operações financeiras nas suas contas DO e Cartões;
  • Serviço Linha Directa, serviço telefónico personalizado e automático que permite realizar consultas, transacções financeiras e obter informações sobre os produtos e serviços do Crédito Agrícola em geral.
Quem pode aceder?

Podem aceder todos os Clientes Particulares titulares de Contas à Ordem domiciliadas no Crédito Agricola.

Onde aceder ao serviço CA Online?

O acesso ao serviço CA Online pode ser efectuado a partir de qualquer computador com acesso à Internet, de qualquer lugar do mundo, desde que este esteja dotado de um browser (software que permite visualizar as páginas e navegar na Web). Em caso de dificuldades de acesso o Cliente deve verificar as opções de configuração do seu Browser. A opção de aceitar “Cookies” deve estar activa.

Onde efectuar o pedido de adesão?

Os Clientes podem efectuar o pedido de adesão ao Sistema MultiCanal, através de:

  • Internet - No site www.creditoagricola.pt, seleccionando a opção “ADERIR” que se encontra junto ao acesso ao serviço CA Online.
  • Telefone - Solicitando ao serviço Linha Directa ou Linha Directa Internacional a adesão ao Sistema MultiCanal.
  • Agências do Crédito Agrícola.

Caso tenha solicitado, no preenchimento do formulário do pedido de adesão, a recepção de toda a documentação através da sua Agência, deverá então deslocar-se ao mesmo para efectuar a respectiva activação.

Caso tenha solicitado, no preenchimento do formulário do pedido de adesão, receber toda a documentação por correio na morada associada e previamente indicada para o efeito ao Crédito Agrícola, deverá contactar a Linha Directa para efectuar a respectiva activação.

Em qualquer um dos casos mencionados, deverá ser assinado o documento de Condições Gerais de Utilização do Sistema MultiCanal e devolvido à Agência do Crédito Agrícola.

Primeiro acesso - como activar o serviço CA Online?

No 1º acesso ao CA Online, após introduzir os Códigos solicitados que lhe foram previamente facultados, o Cliente deverá efectuar a aceitação das Condições Gerais de Utilização em formato electrónico.

Neste primeiro acesso, o Cliente deve igualmente proceder à activação do SAF (SMS Token) para que possa realizar:

        - Transferências

        - Pagamento de Serviços

        - Pagamento de Comunicações

        - Outros Pagamentos

        - Activar Cartões

        - Aderir ao 3D Secure

        - Adicionar novas transacções à Lista Pessoal de Operações Financeiras

        - Activar o serviço CA Mobile

Se o Cliente não pretender utilizar o Sistema MultiCanal durante um período máximo de 90 dias, poderá voluntariamente efectuar o bloqueio de acesso ao mesmo. Para solicitar que seja retirado o bloqueio, deverá contactar o serviço Linha Directa, que dispõe de atendimento personalizado, 24h por dia, 7 dias por semana, com um custo de 0,07€ + IVA no primeiro minuto da chamada, e de 0,0277€/min + IVA (dias úteis das 9:00h - 21:00h) ou 0,0084€/min + IVA (restantes horários) nos minutos seguintes.

Como aceder ao serviço CA Online?

Após a activação do serviço, basta aceder à página institucional do Crédito Agrícola (www.creditoagricola.pt), inserir o Número de Adesão no respectivo campo e inserir no teclado virtual, a Chave MultiCanal.

Existem custos associados?

O Preçário do Crédito Agrícola é aplicado em algumas transacções financeiras e encontra-se disponível para consulta no serviço. O Cliente suporta os custos das chamadas, para a Linha Directa, dependendo de, e para onde está a ligar:

LINHA DIRECTA (atendimento personalizado 24h/dia, 7 dias/semana)
213 805 660

Chamada para rede fixa nacional.

Redes Móveis: 917 20 20 10 / 969 85 58 40 / 936 63 00 01

Chamada para rede móvel nacional.

Linha Directa Internacional: (00) 800 11 17 11 17

Número Verde Universal (NVU) - Chamada gratuita, havendo, todavia, operadores móveis estrangeiros que cobram as chamadas para o NVU.

808 20 60 60

Custo 1º minuto: 0,07€ + IVA. Custo minutos seguintes: 0,0277€/min + IVA (dias úteis das 9h - 21h) e 0,0084€/min + IVA (restantes horários).

Posso imprimir o comprovativo das operações realizadas?

Sim, sempre que tal for necessário. No entanto, os seus comprovativos ficam arquivados no serviço CA Online por um período de seis meses, a contar da data de realização da transacção. Sempre que necessário pode visualizar e imprimir o comprovativo que se encontra no detalhe do movimento/transacção. Caso não encontre o comprovativo pretendido, entre em contacto com o Serviço Linha Directa.

Quais as operações disponíveis no serviço CA Online?

O serviço CA Online permite-lhe aceder às suas contas e efectuar as seguintes operações:

Meu CA

Contas

Cartões

Créditos

Investimentos

Seguros

Movimentar 

  • Pagar...
    • Serviços 
    • Telecomunicações
    • Estado (DUC)
    • Segurança Social
    • Taxa Social Única
    • Via Card
  • Enviar para...
    • As minhas contas
    • Outras contas CA
    • Nacional
    • Internacional
 

 

Existem limites para a realização de operações financeiras?

Sim. Existem limites default definidos pelo sistema consoante o tipo de transacção. Para mais informações, contacte o serviço Linha Directa.

O serviço CA Online é seguro?

Sim. O Sistema MultiCanal assenta numa infra-estrutura de segurança que atribui ao Cliente os Códigos de acesso. Através da utilização do protocolo SSL (Secure Sockets Layer) 3.0, a informação trocada entre o browser e o serviço CA Online é encriptada, não obrigando os Clientes a possuírem um software adicional para além de browsers que suportem a encriptação de dados de 128 bits, reforçando a segurança e a confidencialidade das transacções.

Além disso, e de forma a reforçar a sua segurança na utilização dos nossos serviços, o Crédito Agrícola tem ao dispor dos Clientes o sistema de segurança SAF – Sistema de autenticação forte. O SAF visa incrementar o nível de segurança na utilização dos serviços On-Line através da utilização de passwords únicas (OTP – One Time Password) enviadas por SMS para validar determinadas operações financeiras.

Quais os procedimentos de Segurança a adoptar?
  • Ao aceder ao CA Online, deve sempre verificar a Data/Hora do último acesso;
  • Para Terminar a sessão, deve clicar sempre na opção “Sair”;
  • Nunca abandone o seu computador com a sessão ainda activa;
  • Mantenha o sistema operativo actualizado;
  • Instale um antivírus e mantenha o permanentemente actualizado;
  • Instale um Firewall no seu computador;
  • Instale um programa Anti-Spyware;
  • Nunca abra ou execute qualquer tipo de ficheiros, em anexo, a mensagens de correio electrónico ou SMS, sem primeiro verificá-los com um antivírus actualizado;
  • Efectue apenas download de programas fidedignos;
  • Nunca clique em links que façam parte de mensagens de correio electrónico, para aceder ao serviço CA Online;
  • Os códigos de segurança são pessoais e intransmissíveis;
  • Nunca divulgue os seus códigos de segurança;
  • Nunca registe os seus códigos de segurança em locais que possam ser facilmente consultados por terceiros (email, por exemplo);
  • Os códigos de segurança não devem ser de fácil detecção (evite sequências ou repetições de caracteres, telefones, nomes próprios, datas de nascimento, etc.).
Quantas vezes posso inserir os códigos errados?

Por razões de segurança, após três tentativas consecutivas de introdução de códigos errados, o acesso ao serviço fica bloqueado.

 
Os códigos de acesso têm algum período de validade?

Os códigos de acesso não têm um período de validade estipulado, no entanto por questões de segurança, tanto a Chave MultiCanal como a Password devem ser alteradas periodicamente.

Existem algumas condições, a ter em conta, na selecção de novos códigos?

Sim.

  • Não é possível utilizar caracteres especiais e espaços;
  • Não permite a repetição dos 5 últimos códigos;
  • Não podem ser iguais entre si.
Existe algum sistema de “time-out” definido?

Sim, por razões de segurança foi definido o período de inactividade de 15 minutos, o tempo total de navegação é de 30 minutos. Ou seja, se num bloco de 15 minutos o Cliente não executar nenhuma transacção, a sessão fica expirada. Para poder usar o serviço de novo, o Cliente tem de aceder ao serviço CA Online novamente

Posso aceder ao serviço CA Online nos «Internet Cafés»?

É melhor evitar a utilização de computadores em locais públicos, mas caso necessite, deve tomar algumas medidas de precaução:

  • Certificar-se que os elementos identificativos não são observados por terceiros directamente, assim como através de CCTV (equipamentos de vídeo vigilância); 
  • Após terminar a sua sessão, o utilizador deve eliminar os Ficheiros Temporários, evitando assim que alguma informação relevante e confidencial permaneça na “cache” do computador utilizado. 
O que é o SAF - Sistema de Autenticação Forte?

O SAF – Sistema de Autenticação Forte visa incrementar o nível de segurança na utilização do serviço Online através da utilização de passwords únicas (OTP – One Time Password) enviadas por SMS para validar, conjuntamente com a Password, determinadas operações financeiras:

        - Transferências

        - Pagamento de Serviços

        - Pagamento de Comunicações

        - Outros Pagamentos

        - Activação de Cartões

        - Adesão ao 3D Secure

        - Adicionar novas transacções à Lista Pessoal de Operações Financeiras

        - Activação do serviço CA Mobile

O que é o Código de Validação?

O Código de Validação é um código numérico (6 dígitos) enviado para o telemóvel do Cliente na fase de adesão ao Sistema de Autenticação Forte e utilizado apenas para activar este serviço.

Como pode ser feita a adesão ao SAF - Sistema de Autenticação Forte?

A adesão ao SAF apenas pode ser feita através do serviço CA Online.

Existem custos de utilização?

Não, o Crédito Agrícola enviará o SMS sem qualquer custo para o Cliente.

Para onde contactar no caso de existirem dúvidas?

Para esclarecimento de qualquer tipo de dúvida, poderá contactar-nos através da área de "Mensagens" disponível no CA Online ou contactar o serviço Linha Directa ou Linha Directa Internacional, que dispõem de atendimento personalizado 24h por dia, 7 dias por semana.

O que fazer se me esquecer dos códigos de segurança?

Deverá contactar o serviço Linha Directa.

O que acontece se errar três vezes seguidas a inserção do código de acesso?

Por razões de segurança, o serviço ficará bloqueado, devendo contactar o serviço Linha Directa para desbloquear o acesso.

Como posso cancelar o serviço CA Online?

Pode efectuar o cancelamento do serviço CA Online através de um contacto telefónico para o serviço Linha Directa ou através da sua Agência.

Em que situações é que o serviço tem de ser cancelado?

Em caso de perda, roubo ou extravio dos códigos de acesso, por suspeita de utilização indevida de terceiros ou ainda no caso de esquecimento de todos os códigos, o Cliente deverá comunicar imediatamente o sucedido, através do serviço Linha Directa ou numa Agência do Crédito Agrícola. Se pretender, pode bloquear o acesso através do serviço CA Online utilizando a opção "Gestão de Serviços" que se encontra no canto superior direito.

O que fazer no caso de perder o telemóvel?

Tanto nos casos de perda de telemóvel, como de roubo ou furto, o Cliente deverá contactar de imediato a Linha Directa ou a Agência do Crédito Agrícola e bloquear a adesão ao serviço CA Online. 

O que fazer para alterar o número de telemóvel?

Deverá solicitar a alteração do número de telemóvel através da Linha Directa ou da sua Agência do Crédito Agrícola e proceder a uma nova adesão/activação do sistema de autenticação forte (SMS Token).

O que fazer quando o serviço está cancelado e pretendo voltar a ter acesso?

Deverá efectuar uma nova adesão.